sábado, 2 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO PARA A SAUDE

Definição:
"Qualquer combinação de atividades de informação e educação que leva a uma situação que as pessoas desejem estar sã, saibam como lograr a saúde e procurem ajuda quando a necessitem".
(36º Assembléia Mundial da Saúde – 1983).
Tem como objetivo favorecer e potencializar desde os âmbitos escolares, comunitários e familiares o desenvolvimento da uma qualidade de vida que garanta um equilíbrio físico-psiquico-sociocultural das pessoas através de sua intervenção autônoma, responsável e solidária, tanto consigo mesmo como com os demais.
Seu objetivo é promover condutas, atitudes e valores que provoquem mudanças ou contribuam à construção de estilos de vida positivos a partir do conhecimento, capacitação e reflexão.
A Educação Para a Saúde tem que ver com muitos dos fatores associados ao uso de drogas que são comuns a outros problemas de saúde e também considera características especificas dos problemas, transformando-se em Estratégia fundamental de Prevenção.
Características:
    • É um processo de aprendizagem continuo
    • Proporciona informações básicas para uma analises critico dos problemas de saúde e como recurso para tomar decisões.
    • Promove comportamentos saudáveis.
    • Questiona valores e normas que propõe nosso sistema social consumista.
    • Os programas têm de ser respeitosos com os valores individuais e comunitários.
    • Com rigor cientifico se utilizam os modelos e metodologias que ofertam as ciências da Saúde (Pedagogia, Psicologia, Psicologia social, etc.).
    • . Participação comunitária imprescindível.
É importante despertar nas pessoas o desejo de participação. Um alto nível de compromisso ativo pode provocar nos membros da comunidade uma motivação ativa, uma percepção de controle ambiental, e a conseqüente satisfação pessoal, alem de realizar uma experiência de aprendizagem e de diversão.
Haverá alguns objetivos de intervenção que envolve de forma ativa a toda a comunidade e outros (Saúde Publica) que apesar de ser motorizado por uma parte da comunidade, são efetivos em mudar normas de condutas de uma proporção significativa da população.
A participação da comunidade pode dar-se de varias maneiras:
    1. Um líder ou instituição demanda por problemas específicos. É necessário que os demandantes sejam competentes e representativos.
    2. Pesquisa da realidade de temas preocupantes por:
    3. a) entrevista;
    4. b) outro meio.
    5. Frente de entrada: provisão de serviços à comunidade por parte dos pesquisadores, consultórios, escola para Pais, programas de alfabetização, Escola de confecção, e através destes se descobre líderes que podem ser capacitados e resultar em promotores além de permitir a presença constante dos técnicos na comunidade. Há um grande perigo quando a iniciativa fica apenas no oferecimento do SERVIÇO e que a intervenção comunitária não se realiza.
    6. Contato com líderes para obter informação, conscientização, convidando a formar parte de conselhos, assessores de intervenção. Permite chegar aos recursos da própria comunidade.

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