sábado, 2 de outubro de 2010

Níveis de Prevenção

  1. Primaria: Tende a reduzir a incidência, ou seja, novos casos numa determinada etapa. Pode ser não específica (Promoção da Saúde) ou específica (Proteção a determinadas patologias).
  2. Secundário: Destinada ao diagnóstico e tratamento precoce do grupo populacional em situação de risco.
  3. Terciária: Refere-se às ações do tipo reabilitadoras (tratamento)
  4. Quaternárias: Relacionada com as ações de Integração (socialização).
    1. PREVENÇÃO PRIMARIA: Encontra-se na promoção de ambientes estilos de vida saudáveis, evitando o desenvolvimento de problemas com álcool e drogas antes que aconteça. A meta da prevenção primaria é "imunizar" aos indivíduos e ao público em geral e criar ambientes sociais e físicos que sejam positivos para erradicar o problema antes que aconteça. Desta maneira, os programas e estratégias de prevenção do abuso de álcool e drogas estão orientados a influenciar o comportamento das pessoas e os fatores sociais relacionados com o consumo de drogas antes que seu inicio.
Por um lado, é encaminhada para diminuir ao máximo a possibilidade de que os jovens consumam drogas, e por outro lado, a lograr a máxima integração ecológica em seus ambientes.
Assim que, se propõe uma estratégia de intervenção dupla:
    • Tentar mudar os fatores determinantes que perturbam o pleno desenvolvimento psicosocial (fatores econômicos, culturais, educativos, sanitários...).
    • Tentar mudanças nos indivíduos e nos seus contextos (família, escola, bairro...).

    1. PREVENÇÃO SECUNDARIA: Trata de identificar os novos consumidores de álcool e drogas que correm o risco de ter problemas de abuso e ajudá-los a minimizar ou eliminar os riscos. Esses novos consumidores são os consumidores ocasionais de fins de semana, das festinhas, dos encontros casuais nas escolas. A meta da prevenção secundaria é interromper o uso de drogas antes que comece a ser um problema crônico. Às vezes a prevenção secundaria é interpretada como "intervenção mais cedo". Pode envolver-se na identificação antecipada do abuso de drogas ou, em muitos casos, pode derivar-se de crises pessoais que levam ao individuo a buscar ajuda por primeira vez.
Há dois pontos a destacar:
    • A identificação precoce destas pessoas e a colocação em marcha da intervenção adequada.
    • Reduzir a incidência do consumo antes que este se converta em adição.
Nestes dois níveis a tarefa de prevenção é de promoção e proteção da saúde, onde a ação informativa e educativa é prioritária.
    1. PREVENÇÃO TERCIARIA: Orienta-se, principalmente, na reabilitação e reintegração dos indivíduos que já apresentas disfunções sociais ou individuais pela dependência da droga, aplicando modalidades de tratamento para cada caso.
Há dois tipos de enfoques:
1. Um, é o tratamento atual de pessoas que abusam de álcool e drogas.
2. O outro pode ser qualificado de reabilitação preventiva. Esta provê serviços de apoio a alcoólatras e dependentes de drogas em recuperação para prevenir que voltem a seu estilo de vida disfuncional.
Os programas de prevenção serão de âmbito local e seu funcionamento deverá ir acompanhado no conjunto de obrigações e princípios dos Serviços Sociais. É um trabalho interdisciplinar.
Assim que, vemos que a Prevenção é um processo sistemático e continuo (e não ações pontuais) que se utiliza para administrar problemas em níveis diferentes com o objetivo de influenciar positivamente nos comportamentos da população e que levará a cabo por meio de programas de prevenção primaria e de âmbito local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário